O vereador Vinícius Aith (PRTB) criou um projeto de lei que proíbe, expressamente, que instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos municipais, utilizem em currículos escolares e editais novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas – que preveem apenas as flexões de gênero masculino e feminino.
A proposta prevê ainda que, nos ambientes formais de ensino e educação, seja vedado o emprego de linguagem que, corrompendo as regras gramaticais, pretendam se referir a “gênero neutro”, inexistente na língua portuguesa, e não contemplado nas diretrizes e bases da educação nacional.
Aith destaca que o objetivo do projeto de lei visa proteger a integridade e a dignidade da língua portuguesa e assegurar o fiel cumprimento das diretrizes e bases da educação nacional. “A recente tentativa de grupos ideológicos imporem, de forma arbitrária e artificial, à sociedade novas formas de flexão de gênero e de número de palavras – em especial o “gênero neutro” – representa verdadeiro atentado à norma-padrão. Não podemos permitir tais violações às diretrizes e bases nacionais da educação, sobretudo, quando a questão envolve ideologia de gênero, que é uma bandeira da esquerda”, aponta o vereador.
Assessoria de Imprensa – Vereador Vinícius Aith (PRTB)