Passou em primeira votação, na sessão ordinária desta terça-feira (9), o Projeto de Lei nº 071/2021, de autoria do vereador Vinícius Aithi (PRTB), que reconhece em Sorocaba as academias de todas as modalidades esportivas e físicas como serviço essencial em tempos de crises, ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais.

A proposta já havia recebido parecer de constitucionalidade da Comissão de Justiça da Câmara e determina que a prática de atividades físicas – seja em grupo ou isolada, em estabelecimentos específicos para essa finalidade ou ao ar livre – deverá seguir as normas sanitárias expedidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, pertinentes às atividades essenciais similares.

Durante a discussão do projeto, que segue para a segunda e definitiva votação na próxima quinta-feira, centenas de munícipes se pronunciaram nas redes sociais do parlamentar e da Câmara Municipal dando apoio à proposta. “Foi uma manifestação de cidadania dessas pessoas, fazendo questão de registrar sua opinião em relação ao assunto em debate”, disse Aiyh.
A iniciativa – O parlamentar recebeu um abaixo-assinado com mais de 100 assinaturas de profissionais de Educação Física, treinadores e proprietários de academias, juntamente com dados científicos sobre como as atividades aumentam a capacidade aeróbia, produzindo melhorias seguras de curto prazo na função dos sistemas imunológico e respiratório, particularmente os específicos para infecções por Covid-19.

Aith conta ainda com o apoio de médicos e utiliza em sua sustentação artigos científicos internacionais como o jornal indiano Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews (Diabetes e Síndrome Metabólica: Pesquisa Clínica e Análises), uma das principais referências no mundo, que recomenda o aumento da capacidade aeróbia como potencial colaborador das funções imunológicas e respiratórias, o que ajudaria a conter o Covid-19.

Outra fonte de dados é o European Journal of Clinical Nutrition, que num artigo sobre os efeitos da quarentena no risco cardiovascular ressalta os danos psíquicos da pandemia e defende a prática regular da atividade física para manter o estado de saúde do corpo e da mente, alertando para a necessidade de executar corretamente os exercícios e evitar lesões a longo prazo.

“Entendemos que as academias de treinos e esportes de todas as modalidades podem ser importantes aliadas na luta contra o Covid-19, respeitadas as normas de sanitárias”, afirmou Vinícius Aith que espera a aprovação total do projeto de lei ainda esta semana.

× Envie uma mensagem