Em atenção a pedidos de pais revoltados, o vereador Vinícius Aith (PRTB) entregou esta semana uma representação ao Ministério Público para que sejam tomadas providências em relação a uma série de vídeos com conteúdo inadequado publicados no aplicativo TiktoK.
O parlamentar, que faz parte da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da Câmara Municipal de Sorocaba, teve acesso aos vídeos, produzidos por um homem que se apresenta como humorista, com o nome de Henry Walnut.
Munido de um filtro que modifica o rosto, Henry se veste da personagem Elsa – do filme Frozen – e utiliza linguagem infantil para chamar a atenção das crianças e ensinar condutas absurdas, algumas até criminosas, incitando a pratica de rituais satânicos, a simulação de possessões demoníacas e o furto de objetos dos pais.
Em um dos vídeos, Henry dá um comando: “Com a canetinha, vocês vão desenhar várias estrelas como essas (pentagramas que simbolizam a marca da besta) nas paredes da casa de vocês. Vocês puderam perceber que a pontinha tá virada pra baixo? E, com o molho de tomate, vocês vão contornar o desenho. Se alguém perguntar por que vocês fizeram isso, vão responder: ‘pela glória de Satã, é claro!’”.
Num outro conteúdo ele pede às crianças que se cubram com um lençol e andem pela casa segurando uma vela acessa, murmurando palavras sem sentido e, se questionadas por algum adulto, falem: “a alma dessa criança agora pertence a mim”, com voz rouca.
Reconhecendo a nocividade dos vídeos, Aith apresentou a situação ao MP, num documento em que descreve o problema e cita o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 244-B, que prevê como crime “a corrupção de menores, praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la”.
A representação sugere que tanto Henry quanto o Tiktok devem ser responsabilizados civil e penalmente pelo conteúdo dos vídeos viralizados; o primeiro por ter sido o criador do conteúdo e o segundo por ter permitido a sua disseminação em todo o território nacional, apesar das inúmeras denúncias feitas por pais e mães.