Atendendo a convite dos diretores da APEAS (Associação de Pais do Espectro Autista de Sorocaba), o vereador Vinícius Aith (PRTB) esteve na sede da entidade, na Vila Jardini, para conhecer o trabalho voluntário realizado há pouco mais de um ano no local.
Aith foi recebido por uma das idealizadoras e vice-presidente da ONG, Eloisa Helena Valverde, que cedeu o imóvel em que funciona a sede da APEAS. “Tenho um filho de 14 anos e, mesmo com plano de saúde, enfrento dificuldade para encontrar tratamento para ele; me solidarizei com mães que não têm como oferecer terapias adequadas aos filhos com espectro autista”, relatou.
Atualmente 20 crianças entre três e nove anos são atendidas pela entidade e participam de sessões de Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Física adaptada, Fonoaudiologia e Psicologia com método ABA, também conhecido como Análise do Comportamento Aplicada, direcionado a “aprendizagem sem erro”.
A vice-diretora da APEAS explicou ao vereador que existe uma vasta lista de espera pelo atendimento e que o sonho dos pais é ter uma Clínica Escola do Autista em Sorocaba, a exemplo da unidade de Itaboraí, no Rio de Janeiro, que este mês recebeu a visita da primeira-dama do Brasil Michelle Bolsonaro e da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.
Vinícius Aith, que possui um bom relacionamento com o governo federal, afirmou que irá levar a proposta até Brasília para pleitear investimentos da União neste sentido. “A nossa primeira Dama, Michelle Bolsonaro, é uma defensora da inclusão e uma entusiasta em dar voz a quem não tem. Iremos buscar alternativas para que as crianças com autismo de nossa cidade tenham esse diferencial que é a Clínica Escola”, concluiu.