Em requerimento protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Vinícius Aith (PRTB) relatou reclamações de munícipes sobre a falta de manutenção e de estrutura dos três cemitérios públicos Municipais e cobrou do Executivo que tome providências a respeito.
Aith descreveu o cemitério que estaria em pior situação, o Santo Antônio, onde o descaso e o abandono são nítidos. O espaço, que deveria lembrar um grande jardim, se assemelha mais a um deserto; faltam árvores, grama, asfalto na via principal (que é de terra); os banheiros são precários; o prédio da administração precisa de reforma; os dois bancos existentes estão quebrados, entre outros problemas.
Os outros cemitérios que necessitam de cuidados são o da Consolação, cujas “ruas” estão com piso irregular, bueiros para o escoamento de água sem grades, mato espalhado, falta de pintura, e o da Saudade, que frequentemente é motivo de revolta de visitantes pelo estado de conservação precário.
“O que percebemos é que a imagem que fica na memória de quem perde uma familiar ou amigo e precisa sepultá-lo, num cemitério público, principalmente no Santo Antônio, é de desolação, não só pela despedida, mas pela nítida falta de zelo por um local que para muitos trata-se da derradeira morada”, justificou Aith.