Em requerimento ao Executivo, o vereador Vinícius Aith (PRTB) explica a situação das entidades de Sorocaba, que mantém convênio com o Governo do Estado de São Paulo para tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e enfrentam dificuldades pelo atraso dos repasses.
O parlamentar argumentou que o tratamento de TEA é oferecido em Sorocaba por ONGs (Organizações não Governamentais) e que, entre várias entidades voluntárias, a AMDE e a Amas, mantém – além de atendimento gratuito mediante doações da comunidade – convênio com a Prefeitura de Sorocaba e com o governo do estado.
Aith explicou ainda que as citadas entidades estão fazendo um enorme esforço, contraindo inclusive dívidas, para manter o atendimento diante da instabilidade do governo do estado em honrar o compromisso, chegando a ficar meses sem fazer o repasse dos recursos acordados.
Diante de vários argumentos, o vereador questiona a possibilidade da Prefeitura intermediar, junto ao governo devedor, o pagamento das parcelas atrasadas do convênio, além de reforçar a necessidade de renovação do contrato, uma vez que o número de pessoas que precisam do serviço cresce a cada dia no município.
“Esse é mais um exemplo da falta de consideração do governo do estado com a população! Meses sem pagar convênio às entidades que cuidam de crianças e adolescentes com autismo em Sorocaba! A Prefeitura repassa em dia, mas o governador dá calote, para desespero das mães”, reclamou Vinicius Aith.