Em documento para o Executivo, o vereador Vinícius Aith (PRTB) solicita à Prefeitura que a 41ª Festa Junina de Sorocaba, que este ano está prevista para ter início em 13 de julho, seja organizada de maneira inclusiva, considerando as PDCs (Pessoas com Deficiência).
O parlamentar, que é autor da criação e preside a “Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras”, ressalta que a tradicional festa não é realizada desde 2019, motivo de aumento de expectativa por parte da polpulação e, consequentemente, da necessidade de atualização da logística.
Aith lembra que a população estimada de PCDs na cidade é de cerca de 172 mil pessoas, munícipes que precisam ter suas particularidades respeitadas, para que possam participar do evento sem constrangimento nem contratempos.
Além disso, acrescenta o vereador, haverá a participação de mais de 40 entidades beneficentes no evento, que trabalham com este público, sendo responsabilidade do poder público gerir a atividade, de maneira que o torne acessível a todos os sorocabanos.
No documento, Vinícius Aith cobra providências visando adaptar a estrutura física e de atendimento da festa para que o público PCD se sinta à vontade e não tenha dificuldades em aproveitar evento, levando-se em conta as pessoas com deficiência visual, auditiva, física, com TEA (Transtorno do Espectro Autista), entre outros.