Depois de cobrar à Prefeitura – através de requerimento aprovado em plenário – o desassoreamento do leito do Rio Sorocaba, no trecho urbano, o vereador Vinícius Aith (PRTB) foi até um dos locais em que o serviço está sendo realizado, para verificar o andamento dos trabalhos, que deverá evitar enchentes no período chuvoso.
Aith esteve na região do Parque das Águas, um dos nove pontos que estão recebendo o desassoreamento nos últimos dois meses; a programação da Prefeitura prevê que o serviço seja executado entre a Radial Norte e a Rodovia Raposo Tavares, em nove pontos com maior acúmulo de sedimentos: Radial Norte, Parque das Águas, Jardim Iguatemi, Rua Saliba Mota, Subestação da CPFL, Usina Cultural, Praça Lions, Terminal São Paulo e Ponte Pinheiros.
O parlamentar havia relatado ao Executivo, em fevereiro deste ano, que o volume de chuva no município estava superando a média do estado e alertou para o risco de alagamentos provocados pelo transbordo da água do rio, o que representaria transtornos para a população, principalmente para quem passa ou mora perto da Avenida Dom Aguirre, que margeia o manancial, tornando intervenções imediatas necessárias.
O parlamentar ressalta que em anos anteriores a falta de manutenção no rio e as chuvas resultaram em alagamentos e interdição de trechos com desvio de trânsito em prejuízo da mobilidade. “Cobramos a prevenção! Parte do serviço foi feita no primeiro semestre e agora segue para a etapa final, nos trechos com maior necessidade”, comemorou Vinícius Aith.