Diante de vários requerimentos e reuniões propostas pelo vereador Aith (PRTB), o diretor do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Tiago Suckow da Silva, apresentou uma devolutiva e anunciou a elaboração de um plano abrangente para a contenção de enchentes na região do Parque dos Espanhóis, na zona leste da cidade.
Além de ações paliativas, como limpeza do lago do parque, Aith havia cobrado uma solução eficaz para sanar o problema que já prejudica a comunidade há pelo menos 30 anos. “Formalizamos ao Saae a necessidade de fazer o diagnóstico da região e apontar, através de estudos técnicos, o que precisa ser feito”, explicou.
De acordo com o projeto apresentado pela autarquia, a obra para contenção de enchentes no Parque dos Espanhóis terá um custo aproximado de R$ 20 milhões, e contemplará desde a substituição das galerias de água e esgoto até a construção de uma nova bacia de contenção numa área verde na Vila Assis, utilizando um sistema de bombeamento para evitar o transbordo durante períodos de chuvas intensas.
O parlamentar expressou satisfação com a proposta, parabenizou a diretoria do Saae e se comprometeu a buscar emendas parlamentares para viabilizar o início do projeto o mais breve possível. “A obra será de grande utilidade para Vila Assis e adjacências, vamos nos empenhar para que possa ser realizada”, comentou Aith.