Ao final da sessão ordinária desta terça-feira, 24, a Câmara Municipal de Sorocaba entregou Voto de Congratulações, proposto pelo vereador Vinícius Aith (PRTB), aos GCMS (Guardas Civis Municipais) que conseguiram prender em flagrante um traficante de drogas num bairro da zona norte.

A ocorrência foi no dia 13 deste mês e contou com a participação dos GCMs  Bruno da Silva Santos, Agnaldo de Andrade Moreira, Samuel Bastos Medeiros e Peterson Ribeiro de Albuquerque, que estiveram no plenário da Casa de Leis para receber o reconhecimento.

Os Guardas prenderam um homem que estava na Vila Carol com 406 porções de entorpecentes – entre maconha, cocaína, crack e Skank – e foi levado à delegacia onde foi autuado em flagrante delito e solto um dia depois por determinação de um juiz.

O magistrado invalidou o trabalho da Guarda Civil Municipal por entender que “a tarefa teria de ser feita pela polícia e que a ação ofendeu as garantias constitucionais do homem preso”. O juiz escreveu também que “não se nega ao Guarda Municipal o direito de exercer a prisão prevista no artigo 302 do Código de Processo Penal, entretanto, não se admite que a Corporação usurpe das funções constitucionais atribuídas à Polícia”.

“Uma decisão assim desvaloriza e tira todo o crédito desses guardas, mas, para nós, essa foi uma prisão legítima e para a sociedade foi de grande valia; aqui, todo o trabalho de qualquer  agente de segurança pública é valorizado”, concluiu o vereador.

 

× Envie uma mensagem