O sargento Jota Stefani Cylos, que coordena equipe do Canil da Polícia Militar, atuando fortemente no combate ao crime, foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 27, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Aith (PRTB), que dividiu a mesa de honra com o representante do comandante Salaro, do 14º Batalhão de Ações Especiais da PM, tenente Seoloni; cabo PM Rocha, do Grupamento de Canil do 14º Batalhão de Ações Especiais; enfermeiro veterinário cabo PM Wagner Roldão; e também o soldado PM Feliciano, do mesmo Grupamento de Canil.
“É com muita honra que nos reunimos nesta noite para reconhecer a relevância do trabalho e os excelentes resultados apresentados pelo nosso homenageado em prol da segurança pública de Sorocaba”, afirmou o vereador Aith, discorrendo sobre a trajetória profissional de Jota Stefani Cylos e destacando que não apenas a corporação, mas toda a população de Sorocaba pode “contar com a dedicação, a competência e a excelência do trabalho do homenageado”.
Aith também destacou que é fundamental reconhecer o trabalho dos agentes da segurança pública, a exemplo dos policiais militares, e disse que, como parlamentar, tem como uma de suas bandeiras a valorização dos policiais: “Sempre que pudermos iremos fazer homenagens aos policiais para que vocês sejam sempre lembrados e valorizados. A sociedade muitas vezes não reconhece o brilhante trabalho que vocês fazem. Mas só temos a agradecer a quem dá a vida para defender pessoas que sequer conhecem”, afirmou.
Dados do homenageado – Paulista de Itapetininga, onde nasceu em 13 de fevereiro de 1976, Jota Stefani Cylos é filho de Olga Aparecida Stefani e João Batista Cylos, já falecido, e irmão de Simone e Stefania. Veio para Sorocaba com sua mãe quando tinha 17 anos, depois da separação de seus pais. Sua mãe ingressou na Polícia Civil e trabalhou como carcereira em várias cidades da região até se aposentar na função de escrivã em Sorocaba. Sua irmã também ingressou na Polícia Civil. É casado com Silvia Helena Sousa Cylos e pai de dois filhos.
Jota Stefani Cylos ingressou na Polícia Militar, formando-se em 1996, sendo promovido posteriormente a cabo e sargento. Sempre buscando estudar e se aprimorar, graduou-se em Educação Física e fez diversos cursos: Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e Crime Organizado (Universidade Federal de Santa Catarina); Instrução de Sobrevivência na Selva; e Cães Farejadores. Também participou de diversos seminários nacionais e internacionais na área de segurança.
Em 2002, quando foi criada a modalidade de policiamento com cães no município, o sargento Stefani foi convidado pelo hoje coronel PM Marcel para compor a equipe do Canil da PM. O atual coordenador da equipe Alpha do Canil exerce algumas funções administrativas, mas, seu foco está nas operações, um trabalho em apoio ao Pelotão Tático do Batalhão de Ações Especiais de Polícia no combate ao crime, em especial ao tráfico de drogas.
“Exemplo de excelência” – Aith enfatizou que “o trabalho do sargento – que também é resultado dos ensinamentos de adestramento de cães do sargento Alberto (reformado) – e de sua equipe é motivo de honra, não só para a corporação, mas também para os moradores de Sorocaba, que podem contar com sua dedicação e com sua competência”. E citou dados: “Como exemplo dessa excelência, citamos a produtividade recorde no ano de 2022, com 48 pessoas presas, 91 quilos de drogas apreendidos, nove armas de fogo retiradas de circulação (com 109 munições), dois veículos recuperados, e 13 foragidos recapturados.
Aith lembrou que, sob o comando do Sargento Stefani, o canil participou de 42 ocorrências de grande importância, entre tráfico de entorpecentes, tentativa de roubo, roubo de veículo, captura de procurado, porte ilegal de arma e furto. “Pelos motivos descritos, Jota Stefani Cylos faz jus a esse reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Sorocaba” – enfatizou Aith em seu discurso na sessão solene, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano.
(Texto da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Sorocaba)