Em documento protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Aith (PRTB) propõe manifestação de repúdio da Casa Legislativa em razão de um pronunciamento do Ministro da Justiça Flávio Dino durante audiência na Câmara Federal desrespeitando os CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) brasileiros, bem como os clubes de tiro, afirmando que algumas pessoas desse meio estão armando o crime organizado.
O fato ocorreu na terça-feira (28), quando o ministro foi ouvido na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) e durante sua fala, em tom debochado, comparou os CACs com os apóstolos, citando Jesus e Judas, afirmando que existem nesse meio, profissionais que estão traindo seus princípios e armando o crime organizado, em especial o PCC e o Comando Vermelho.
O parlamentar lembrou que em Sorocaba funcionam três clubes de tiro, que operam com extrema seriedade e profissionalismo, empregando centenas de pessoas, gerando renda e apresentou estatísticas de um levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que constatou queda nos índices de criminalidade depois do cadastramento de armas de fogo para os cidadãos que desejassem e fizessem jus aos requisitos, durante o governo Bolsonaro.
“A afirmação do ministro foi leviana, sem consistência e dissipa preconceito e discriminação contra essa classe de nossa população. Foi um discurso pejorativo e discriminatório contra os CACs, promovendo desconfiança em relação aos clubes de tiro, que trabalham de forma séria, empregando cerca de três milhões de pessoas em nosso país”, reclama Aith.
Sendo aprovada a presente Moção, dê-se ciência ao ministro da Justiça Flávio Dino, aos deputados federais que estiveram presentes na sessão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (Reunião de Comparecimento de Ministro de Estado- 28/03/2023), e aos clubes de tiro em funcionamento em nosso município.