Em requerimento ao Executivo, aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Aith (PRTB) pediu a implantação de portas giratórias com detectores de metal nas escolas municipais de Sorocaba, na tentativa de proteger alunos e funcionários de situações recorrentes de violência em unidades de ensino no país.

A ocorrência mais recente foi registrada no mês passado, numa escola pública da capital, quando um aluno de 13 anos entrou no prédio portando uma faca, atacou quatro professoras e colegas de classe, matando uma das docentes, deixando a comunidade estarrecida com o ato de violência.

O parlamentar citou como exemplo positivo Chapecó – município do estado de Santa Catarina, com 251 mil habitantes – onde os equipamentos de segurança estão em fase de teste em cinco escolas, a um custo total de R$ 139 mil; também sugeriu que Sorocaba, através da Secretaria de Educação (Sedu), promova a implantação de detectores nas unidades de ensino fundamental.

No documento, Aith questionou ainda o Executivo sobre medidas que estão sendo adotadas para prevenir ataques, tendo como resposta  a promoção do reforço da ronda escolar, por meio da “Operação Delegada” – cujo projeto teve autoria do vereador –  além da contratação de mais de 400 novos vigias, totalizando  cerca de 630 profissionais, que ocupam postos de trabalho, durante 24 horas, em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Ainda de acordo com Rodrigo Manga (Republicanos) a Sedu dará início a fase de estruturação para implantar detectores de metais na entrada de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental, com alunos de 11 a 14 anos, sendo elas: E.M. “Achilles de Almeida”, E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, E.M. “Getúlio Vargas”, E.M. “Leonor Pinto Thomaz” e E.M. “Matheus Maylasky”.

 

 

 

× Envie uma mensagem