Atendendo a pedidos de frequentadores do Clube do Idoso de Sorocaba, o vereador Aith (PRTB) esteve no prédio, localizado na Vila Pinheiros, zona leste da cidade, acompanhado pelo comandante operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) Régis Alonso, para verificar denúncias de furtos e depredação no espaço público.
O Clube oferece atividades e cursos gratuitos, dirigidos a pessoas acima dos 55 anos e, de acordo com moradores da região, vem sendo alvo de delinquentes que furtam objetos – como televisão, equipamentos de som, fiação, botijão de gás –, além de servir como abrigo para pessoas em situação de rua e até usuários de drogas.
Aith conversou com munícipes que o esperavam no local, pediu reforço nas rondas da GCM, principalmente no período noturno, e informou à comunidade que a menos de um quilômetro do clube está sendo implantada uma base da Guarda, no barracão do Parque dos Espanhóis, reformado com emenda destinada pelo parlamentar ao Orçamento do Município. “Fizemos o pedido ao prefeito Manga, ele entendeu a necessidade e nos atendeu”, explicou.
Polícia Militar – O vereador também levou o pedido dos membros do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) Leste/Oeste, ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e ao Executivo, para que o prédio da autarquia, localizado na Rua Madri, nº112, na Vila Hortência, seja cedido à 4ª Companhia da Polícia Militar de Sorocaba, alojada de maneira improvisada na zona sul da cidade.
O parlamentar argumentou que o grupamento saiu de sua zona original de atuação, ficou alojado temporariamente no prédio do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7) e atualmente continua de maneira provisória no espaço destinado à 3ª Cia, enquanto o Saae mantém uma estrutura na zona leste apenas para guardar arquivos.
“Temos um grave problema durante as trocas de plantão entre os policiais, quando saem da zona leste e se dirigem à base, que fica em outra região da cidade, deixando os bairros locais sem policiamento até que as novas equipes cheguem. Essa situação deve ser resolvida o mais breve possível”, explicou Aith que aguarda uma resposta sobre o pedido.
A solução apontada pelo vereador segue o exemplo do que ele conseguiu intermediar no ano passado, quando o Saae cedeu o prédio da sua antiga administração, no bairro Santa Rosália, à Polícia Militar, já que a autarquia possui uma nova e moderna sede na cidade, enquanto o policiamento preventivo encontrava-se sem espaço suficiente para os vários grupamentos.