Tramita na Câmara Municipal de Sorocaba e deverá entrar em pauta nas próximas sessões o Projeto de Lei nº 090/2021, de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB), que instituí o “Programa IPTU Azul”, para incentivar o uso racional da água, oferecendo isenção parcial sobre o valor do imposto de imóveis residenciais e comerciais, aos munícipes que adotarem medidas para captação e reuso da água.
De acordo com a proposta, a captação consiste em armazenar água da chuva em reservatório para utilização no imóvel; já o sistema de reuso, compreende o devido tratamento da água que já foi usada na residência ou comércio, para ser reaproveitada em atividades que não exijam que o líquido seja potável, como lavar roupa e dar descarga.
O benefício tributário garantido pelo projeto é desconto de dez por cento no IPTU para quem, comprovadamente, estiver dentro das regras estabelecidas pela lei, que deverá ser regulamentada pela Prefeitura. Medidas similares já foram adotadas mundialmente, em cidades como Berlim, Dublin, Helsinque, Medellín e Bogotá, além de vários municípios brasileiros.
Escassez – A represa de Itupararanga, principal manancial da região, que abastece Sorocaba (74%), Ibiúna (100%), Votorantim (92%) e São Roque (32%), além de outras cidades vizinhas, e irriga centenas de propriedades agrícolas nos arredores, atingiu no início do mês, o índice de 29,87%, o menor desse ano, o que deixa a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) à beira de uma crise hídrica.
Atualmente tramitam no Congresso Nacional projetos de lei em prol do reuso, oferecendo subsídios para empresas, além da redução de custos e da diminuição de impostos em equipamentos para a reutilização da água; o Ministério das Cidades também pretende criar uma Política Nacional de Reuso do recurso natural, contribuindo para a queda na captação de água tratada e no consumo, minimizando riscos de futuros períodos de racionamento.