Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, uma audiência pública, proposta pelo vereador Vinícius Aith (PRTB), para discutir a criação do “Estatuto do Autista de Sorocaba”, tendo em vista as dificuldades enfrentadas por centenas de famílias.
Aith criou e preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras e ouviu especialistas, como o neurologista infantil, Dr. Danilo Assis, Mestre e professor da PUC/SP, especialista em TEA (Transtorno do Espectro Autista), autor do livro “Léo e o Catavento”, uma abordagem lúdica sobre o tema.
Também participaram da audiência entidades que prestam atendimento a crianças e adolescentes com TEA, psicólogas, psicopedagogas e pais, que já levantaram questões relacionadas à dificuldade para conseguir laudos, acompanhamento escolar, tratamento médico adequado e a carteira do autista.
Representantes das secretarias Municipais da Educação, Cidadania e Saúde, e do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Sorocaba estiveram presentes e se pronunciaram sobre o tema, fazendo observações e sugestões para o projeto.
“As informações que recebemos aqui irão ser muito úteis na construção do estatuto. Médicos, advogados, membros de entidades, além de pessoas com autismo, irão participar de reuniões para afinarmos uma proposta atualizada, que será votada na Câmara, de maneira que possa ser aplicada pelo Executivo”, explicou Aith.